Redução, conscientização e reuso da água na Agrícola

A área Agrícola da Usina São Martinho vem adotando diversas medidas com o objetivo de utilizar de forma racional a água em atividades do dia a dia. Parte de uma ampla campanha promovida pela companhia, chamada “Água para Todos”, que estimula o uso racional em todos os processos da empresa. As iniciativas da área Agrícola mostram que é possível a redução, o reuso e a conscientização dos colaboradores.

Entre as mudanças promovidas está a captação das águas pluviais, especialmente na Central de Manutenção Agrícola (CMA), onde está em andamento a instalação de calhas nos prédios das oficinas e reservatórios para armazenar as águas das chuvas. O volume acumulado será utilizado para a lavagem de equipamentos e operações agrícolas, como aplicação de herbicida. Outra medida simples e que traz resultados é o reaproveitamento da água dos drenos dos aparelhos de ar-condicionado. Cada aparelho gera mais de um litro de água por hora de funcionamento, que a partir de agora, serão captados em todos dos principais prédios da área agrícola, como Central de Operações Agrícolas (COA), Central de Manutenção Agrícola (CMA) e as instalações para recepção de Produtores e Parceiros Agrícolas, para uso em lavagem de piso e jardins.

A Agrícola também está reaproveitando a água expelida pelos drenos dos sistemas de ar-condicionado dos caminhões. Todos os veículos da área foram adaptados para que a água pudesse ser armazenada ao invés de desperdiçada. O volume acumulado serve agora para abastecer os reservatórios dos caminhões, destinados à lavagem de mãos e limpeza de faixas de sinalização do veículo. O processo de lavagem de peças também passou por mudança. Agora um produto mais moderno vem sendo usado, o que acaba com a necessidade do uso da água e reduz a geração de resíduos.
Além disso, uma nova escala, mais racional de lavagem de veículos leves foi adotada.

Uma das novidades que ainda será implantada é a troca das torneiras dos banheiros por modelos mais modernos, com fechamento automático e aeradores. A medida deve economizar cerca de 75% da água gasta nas torneiras. Nas próximas edições do Nossas Notícias na Semana, traremos outros bons exemplos adotados pela companhia. Use você também esse precioso recurso com consciência, pois a água é para todos!
 

Deixe o seu comentário

*