![Referência em suprimentos e logística](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/materia05_interna1.jpg)
Gestão Estratégica
O Grupo São Martinho foi destaque durante a edição do Fórum de Planejamento e Gestão Integrada de Suprimentos e Logística no Setor Sucroenergético, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Ribeirão Preto (SP).
No primeiro dia de evento, Marcelo Contó, Gerente de Suprimentos do Grupo São Martinho, falou sobre o “Projeto Suprimentos I9: Inovando em Pessoa, Processos e Tecnologia”. A iniciativa teve inicio em maio passado e já está em fase final de implantação.
Contó participou da programação do evento voltada à apresentação de cases que abordam os novos desafios enfrentados pelas companhias do setor sucronergético. Segundo o gerente, o Grupo São Martinho já é reconhecido no mercado por sua excelência em operações agroindustriais e agora tem investido forte para se tornar também referência na gestão de suprimentos. Em relação ao case do Projeto I9, ele destaca que já são percebidos benefícios significativos na redução do custo de aquisição de alguns materiais e serviços, além da área estar implantando fortes mudanças nos parâmetros de reposição dos estoques.
Já Wagner Masiero, Gerente de Logística do Grupo São Martinho, participou no segundo dia de Fórum do painel “Transporte Ferroviário: o maior gargalo do setor?”. Os debates tiveram como destaques a migração do modal rodoviário para o ferroviário, os investimentos atuais e o status das obras. Em sua apresentação, Wagner fez uma análise geral de como se encontra atualmente o transporte via trilhos no setor sucroenergético e as mudanças para os próximos anos.
Masiero apresentou dados sobre o novo terminal logístico e de transbordo da Usina São Martinho, que começa a operar já no início da próxima safra 12/13. “Existe uma tendência no setor de mudança do transporte de açúcar para o modal ferroviário, pois este além de oferecer um custo menor também proporciona outros benefícios como ganhos ambientais e redução da quantidade de veículos nas estradas”, afirma. Como exemplo, Wagner ressalta que na safra 09/10 o terminal da unidade transportou 150 mil toneladas de açúcar via trem, número que deve saltar, em função da parceria com a Rumo, para 1.850 mil toneladas na safra 12/13, um incremento de 1.133%.