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Uma atividade interna de grande importância para o nosso negócio está de cara nova: a Auditoria de Programas! Responsável por contribuir com a excelência de programas da Companhia sobre Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Operacional e Manutenção, essa ferramenta foi reformulada para ficar mais dinâmica e objetiva.
A Auditoria de Programas existe há 10 anos na São Martinho, desempenhando um papel fundamental, avaliando e apoiando os processos para a manutenção das certificações conquistadas. Em constante evolução e aprimoramento, essa atividade teve sua transformação acelerada pela pandemia. Desde dezembro de 2020, o novo modelo passou a ser desenvolvido pelos analistas de Qualidade das quatro unidades. O primeiro ciclo de auditorias com esse novo formato foi realizado nos meses de junho e julho em todas as usinas.
Desenvolvimento e treinamento
“A ferramenta, ao longo de uma década, foi acumulando muitas atividades e informações para serem aplicadas durante o processo de auditoria. Com a pandemia, tivemos que suspender por um período as visitas às áreas e aos processos. Isso nos permitiu avaliar e desenvolver um projeto para tornar a Auditoria de Programas mais dinâmica”, explica Sérgio Aparecido Dias, da área de SGI – Sistema de Gestão Integrada.
Para se adaptarem ao novo modelo de ferramenta, os 110 auditores internos, que são colaboradores que trabalham em diferentes áreas da operação, passaram por duas etapas de treinamentos com os analistas da Qualidade. Os auditores internos são os responsáveis por realizarem, a cada dois meses, as visitas aos processos para executar a auditoria.
O que muda na Auditoria de Programas
Com o novo modelo, a Auditoria de Programas agora passa a contar com um tempo definido para ser executada. Todo o processo precisa ser concluído em 3 horas. Ela passa a ser bimestral, com calendário do ano predefinido (com datas de realização e entrega de relatório predeterminadas). O seu escopo também muda: a auditoria agora é realizada por área e não mais por setor, o que elimina a necessidade de produção de mais de um relatório por parte dos auditores.
Um líder de processo deve acompanhar os auditores internos e fornecer todas as informações necessárias e documentos solicitados no decorrer da auditoria. O sistema de pontuação ficou mais objetivo, com a utilização de um critério quantitativo. E o encerramento da auditoria, com a informação da pontuação obtida, passou a ser definido ao final do processo, em consenso entre auditores e auditado. Isso elimina a necessidade de ajustes, correções ou contestações posteriores. Finalmente, todas as etapas da auditoria deixam de ser registradas em papel e passam a usar a plataforma digital Check List Fácil, que trará o resultado on-line, contribuindo para a agilidade, segurança e gestão das informações.
Parabéns para os auditores, auditados e analistas da Qualidade, que participam dessa transformação que contribui para a melhoria contínua e excelência dos processos e programas da Companhia!
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