Safra 21/22

Tecnologia, gestão, saúde e segurança para enfrentar os desafios da colheita

A safra 21/22 está a todo vapor. Conversamos com os gestores de Colheita das nossas quatro unidades sobre os principais desafios e expectativas para essa temporada. Manter a excelência operacional, alinhada com o respeito aos protocolos de saúde para o enfrentamento à pandemia, é uma das principais metas.

Confiança na performance
Marlon de Souza, gestor de Colheita da Usina Iracema, e Wagner Ferreira, da Usina Santa Cruz, ressaltam que os desafios trazidos pela pandemia seguirão exigindo das unidades e equipes a total atenção aos protocolos de saúde, mas acreditam na superação, dedicação e qualificação de todos para entregar uma performance de excelência.

“Será uma safra bastante desafiadora, mas estamos muito confiantes pelos investimentos feitos em frota, no treinamento da equipe, e na utilização do COA para melhorar nossa performance e garantir uma operação segura”, aponta Marlon.

Na Usina Santa Cruz, Wagner Ferreira relata que a expectativa é bater o recorde de cana moída. “Para a safra 21/22 tivemos alto investimento no sistema de CCT, o que nos permite uma melhor performance em toneladas de máquina/dia (colhedora e trator) e no sistema de transporte também. Vamos trabalhar com 85% de áreas sistematizadas, por isso estamos bastante confiantes”, afirma Ferreira.

Tecnologia e gestão de dados
Hugo Jammal, da Usina Boa Vista, frisa a importância de uma operação de colheita alinhada com as melhores práticas do ponto de vista da preservação do canavial, e evidencia como a alta tecnologia embarcada nas máquinas pode contribuir para os ótimos resultados. “Temos máquinas cada vez mais tecnológicas, com piloto automático e canaviais mapeados por GPS. Isso melhora a eficiência operacional, traz ganhos em produtividade, custo e disponibilidade dos equipamentos”. Com a expansão do gerenciamento de rotina nas atividades de colheita e com a boa gestão dos dados gerados pelos computadores de bordo e sistema 4G, o processo contará ainda com mais condições para melhorar os resultados dos principais indicadores de qualidade, acrescenta Hugo.

Excelentes resultados
A safra passada registrou recordes em diversos processos agrícolas, em todas as unidades. O gestor de Colheita da Usina São Martinho, Diego Furlan, confirma que as perspectivas são muito boas para o alcance de excelentes resultados nessa temporada. “Uma longa jornada que pode ser comparada a uma maratona, na qual necessitamos de um excelente preparo mental, físico, técnico e de comportamento. Todos eles alinhados aos nossos valores e propósito. Estamos muito motivados”, afirma Furlan.

E quando o tema diz respeito ao recorde, as expectativas não são diferentes. “Recorde já está no DNA de nossa nação agrícola. Fruto de muito trabalho e dedicação. Investimos mais de 30 mil horas em treinamentos técnico, operacional, comportamental e normativas, para que junto às novas tecnologias, equipamentos e automação sob a gestão do COA, e de muito planejamento, possamos exercer o estado da arte em colheita e transporte canavieiro, garantindo assim 1 caminhão a cada 1,5 min durante 220 dias no ano”, conclui Furlan.

A São Martinho deseja a todos uma excelente safra. Juntos, somos mais fortes!

Comentários (1)

 

  1. VANDERLEI APARECIDO FRANCO DE CAMPOS disse:

    QUE SEJA UMA SAFRA ABENÇOADA POR DEUS, SERÁ DE GRANDES DESAFIOS PORÉM DE SUPERAÇÃO, VAMOS A MAIS UMA SAFRA.

    DESEJO UMA BOA SAFRA Á TODAS AS UNIDADES DO GRUPO SÃO MARTINHO.

Deixe o seu comentário

*