Santa Cruz comemora 1 ano sem acidentes

A ação e empenho dos 124 colaboradores das áreas de Recepção de Cana e Extração de Caldo da Usina Santa Cruz, que buscam a melhoria da segurança nos processos, estão fazendo a diferença. No dia 1ºde julho os setores participaram de um Diálogo da Segurança especial, quando foi celebrado um ano sem acidentes com afastamento.

A marca foi obtida após as áreas receberem diversas melhorias na segurança de etapas dos processos e na utilização e adequação de equipamentos. Melhorias que tiveram ação direta dos colaboradores para acontecerem. Entre o início de 2016 até o dia 27 de junho, os profissionais da Recepção e Extração apontaram 352 desvios de Saúde e Segurança Operacional (SSO) e realizaram 166 auditorias comportamentais do Programa de Treinamento de Segurança por Observação (STOP).

A partir do apontamento destes desvios, foram identificados ajustes que deveriam ser feitos para garantir maior segurança nos processos. Mais de 60 equipamentos passaram por adequações dentro da norma NR-12, que visa a proteção no trabalho. Os locais ganharam em organização e estão com os acessos aos equipamentos ainda mais seguros.

As lonas que transportam a cana até a moenda receberam proteção para evitar o acesso aos roletes do equipamento. As máquinas de solda dos robôs, que antes ficavam na passarela, agora se encontram em um lugar específico, destinado somente ao equipamento. E a operação do robô de chapisco foi toda automatizada. A operação de sacar pinos das correntes transportadoras das moendas também ficou mais moderna. Agora os colaboradores utilizam o sacador de pinos hidráulico, trazendo grande ganho ergonômico para o processo.

Este resultado é fruto do trabalho de todos do setor no empenho de buscar melhorias voltadas à segurança dos processos, atuando de forma ativa no apontamento de desvios e no programa Dono da Máquina. Parabéns aos colaboradores da Recepção e Extração da Santa Cruz pela marca alcançada!

Deixe o seu comentário

*