Santa Cruz cria espaço inovador que garante o planejamento prévio das atividades

A área Industrial da Usina Santa Cruz criou um ambiente inovador com ferramentas integradas para auxiliar o gerenciamento da rotina das atividades dos líderes e suas equipes. O Espaço Intervenção nasceu da necessidade de facilitar, padronizar e harmonizar o gerenciamento de rotina das atividades do processo, organizando as ferramentas já existentes dentro da empresa. A iniciativa visa garantir o planejamento prévio das intervenções, priorizando a segurança dos colaboradores, além de possibilitar o a troca de informações e experiências entre os processos da área.

O projeto, iniciado em abril de 2021, com um piloto na Fábrica de Etanol, tem entrega prevista para abril deste ano. A estrutura reúne dois contêineres, tipo escritório, acoplados, com 30 m². O Espaço Intervenção propõe uma jornada de seis estações, criadas com semelhanças a um jogo de tabuleiro, que devem ser cumpridas de acordo com a descrição e sistemática de cada uma, objetivando a conquista de um planejamento e operação segura no final de cada jornada.  Saiba mais sobre cada estação:

“Nosso Jeito Seguro de Ser”: estação voltada para parar, pensar e se conscientizar dos dez preceitos descritos em Nosso Jeito Seguro de Ser com foco no planejamento seguro.

“Gerenciamento Diário dos OPS”: estação em que o processo destaca todas as condições de risco presentes em cada área, das ações de contingência necessárias e planejamento da resolução de cada condição de risco relatada pelos colaboradores.

“Gerenciamento Diário dos Indicadores”: aqui o processo mostra o andamento de seus KPI’s e KAI’s e cria planos de ação. A base da operação segura para atendimento dos indicadores, metas e objetivos são planos de ação focados na segurança do colaborador e não apenas na sustentação dos indicadores

“Gerenciamento Diário das Etiquetas de Anomalia”: reúne todas as anomalias de equipamentos presentes na área, verificando se existe alguma condição de risco atrelada à anomalia. Também realiza o planejamento e programação da atividade.

“Ferramenta de Qualidade”: a estação que contém a ferramenta Ishikawa, destinada a análises de causa raiz de problemas complexos ou reincidentes no processo.

“Mapa de Bloqueio”: estação que deve ser utilizada no momento do planejamento de qualquer atividade, pois reúne todos os fluxogramas da área, com todos os pontos passíveis de intervenção e descrição dos bloqueios necessários, reduzindo os riscos de acidentes.

Todos os colaboradores podem visitar o Espaço Intervenção para conhecer melhor a rotina e os indicadores da área. Porém, a jornada é de responsabilidade dos líderes de processos dos três turnos. Os líderes e suas equipes têm responsabilidades e rotinas específicas para cada estação. O local conta com programação diária e por turno, no período de safra.

Parabéns Usina Santa Cruz pela iniciativa inovadora que reforça o nosso compromisso com a qualidade e segurança em primeiro lugar.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Comentários (1)

 

  1. Anderson Aparecido Godoy disse:

    Um projeto bem estruturado que traz a sinergia de todos os colaboradores e programas que temos na empresa. Esse é um dos melhores projetos que tive a oportunidade de conhecer. O espaço intervenção é uma importante iniciativa para alcançarmos a meta de mais de 5 anos sem acidentes com afastamento… Parabéns a todos os envolvidos!!!!

Deixe o seu comentário

*