Santa Cruz realiza simulado de emergência na destilaria

A Usina Santa Cruz realizou, no dia 29 de julho, o Simulado de Emergência na Destilaria da unidade. A atividade é promovida a cada seis meses e atende à regulamentação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e ao protocolo do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) da companhia. A inciativa tem como objetivo promover a simulação de combate a incêndio, busca e resgate, abandono de área e prestação de primeiros socorros.

Participaram das atividades 80 colaboradores da Santa Cruz, sendo brigadistas de todos os setores da área Industrial, Central de Manutenção Agrícola, área Agrícola e Destilaria, além de colaboradores de apoio. O simulado também contou com a presença de representantes do PAME – AR (Plano de Auxílio Mútuo em Emergência de Araraquara e Região), funcionários da Tonon Bioenergia S/A e da Usina Santa Fé.

As atividades do simulado tiveram início com a identificação do incêndio nas colunas de destilação. O fato é comunicado à Central de Emergência, que aciona a Brigada de Emergência da área industrial e a CMA, seguindo os protocolos já definidos em procedimentos. A Brigada de Emergência simulou o resgate de um colaborador no interior do prédio. Em seguida, ocorreu o combate e confinamento do fogo, resfriamento dos tanques de medição e dos tanques de álcool, bem como a evacuação  da área. Durante a ação, ainda foi simulada a queda de um brigadista agrícola de cima do caminhão, com suposta fratura na perna, e promovida a prestação de socorro.

A realização dos simulados semestrais, além de ser um atendimento legal, é de suma importância para avaliar o desempenho e atuação da brigada de emergência, bem como o comportamento e reação dos colaboradores. O simulado teve um excelente resultado. Todos trabalharam em equipe e com êxito, com destaque também para a rapidez em efetuar a busca e resgate da vítima que estava no interior do prédio, já que os brigadistas não sabiam sua exata localização.

O comprometimento e união da equipe foram fundamentais para combater à emergência, parabéns a todos!

Deixe o seu comentário

*