
Neste ano, tivemos a honra de participar da edição especial que celebra os 20 anos da Lei do Bem, um dos principais instrumentos de incentivo à inovação no Brasil. Fomos selecionados para integrar o livro comemorativo que reúne empresas referências em inovação, reforçando uma trajetória construída com consistência, investimentos contínuos e um olhar permanente para o futuro.
Nosso histórico sólido de investimentos em inovação, o uso da Lei do Bem há mais de 12 anos, e a qualidade do nosso processo de apuração de despesas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) foram os destaques que garantiram nosso lugar nessa publicação comemorativa. Esses fatores, somados aos resultados financeiros expressivos gerados ao longo desse período, colocam a São Martinho como uma empresa que transforma oportunidades em avanços reais para o negócio e para o setor sucroenergético.
No livro foram realçados nossa história inovadora na área de mecanização agrícola, os avanços em transformação digital e as iniciativas relacionadas à pesquisa e uso de bioinsumos. Hoje, contamos com mais de 200 projetos de inovação anualmente, todos diretamente suportados pela Lei do Bem. São iniciativas que vão desde o desenvolvimento de novas máquinas e implementos agrícolas, passando por plataformas digitais que auxiliam na gestão dos processos agrícolas, uso de drones, gêmeos digitais na indústria, até pesquisas em novas tecnologias de bioinsumos.
Mas, afinal, o que é a Lei do Bem? Popularmente conhecida dessa forma, a Lei nº 11.196/2005 é o principal instrumento nacional de estímulo às atividades de PD&I no setor privado. Por meio dela, empresas que investem em inovação podem acessar benefícios fiscais, estimulando a competitividade tecnológica do país.
Para a São Martinho, a Lei do Bem representa muito mais do que um incentivo fiscal, ela simboliza um compromisso com atitudes que moldam nossa cultura e fortalecem nossa estratégia. Ao estimular e recompensar a inovação, a Lei nos impulsiona a aprimorar processos, criar soluções consistentes e manter um olhar contínuo para a eficiência.
Temos orgulho de fazer parte dessa história de 20 anos da Lei do Bem, mostrando que estamos no caminho certo: inovando com propósito, seriedade e impacto.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

