São Martinho e Embrapa iniciam parceria para melhorias em controle biológico

Uma nova parceria entre a Embrapa Cerrado (CPAC) e a São Martinho vai proporcionar melhoria no controle biológico de pragas da cana-de-açúcar por meio da utilização dos fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae.

Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, 35 colaboradores das áreas de Qualidade Agrícola de todas as usinas da Companhia estiveram reunidos com pesquisadores da Embrapa Cerrado para dar início ao desenvolvimento da parceria. O encontro contou com palestras, treinamentos e ensaios para implementação de novas tecnologias.

Há 18 anos, a Usina São Martinho produz e utiliza fungos entomopatogênicos com alta excelência, sendo referência no setor. Conta com equipe treinada e capacitada, que trabalha na produção desses agentes naturais com alto padrão de qualidade. São fungos que agem no controle biológico da Broca, Cigarrinha e Sphenophorus.

Um dos desafios é aumentar a capacidade de produção sem perder a qualidade. A parceria com a Embrapa trouxe os pesquisadores Dr. Roberto Teixeira Alves e Marcelo Mencarini Lima, que vieram de Brasília para a realização de uma série de atividades durante os três dias de encontro. A aliança vai contribuir para a São Martinho formular um produto ainda mais eficiente no controle das pragas.

No primeiro dia de programação do encontro, foram realizadas visitas às instalações das biofábricas de produção de fungos visando identificar oportunidades de melhoria nos processos. Houve também uma palestra sobre controle biológico de pragas, técnicas de produção, formulações, armazenamento e aplicação de fungos.

No segundo e no terceiro dia, os envolvidos diretamente no processo de produção participaram de testes para implementação do novo modelo nas biofábricas e já produziram um primeiro lote de fungo formulado em óleo vegetal emulsionável. “Essa formulação aumenta o tempo de armazenamento e qualidade de aplicação e eficiência do fungo”, explica Cheila Carina Martin, da Qualidade Agrícola da Usina São Martinho, que ainda destaca que outras novidades em parceria com a Embrapa vêm por aí.

Parabéns pela inovação e pelo desenvolvimento constante da biofábrica!

Deixe o seu comentário

*