São Martinho encerra 2º Ciclo do Kaizen e Santa Cruz conclui Kaizen de Amplitude

A Usina São Martinho concluiu com sucesso e adesão o 2º Ciclo do Kaizen – Programa de Melhoria Contínua. Os resultados do processo de implantação desta etapa foram apresentados no dia 06 de novembro.

O 2º Ciclo do programa promoveu o projeto “Reduzir o custo com filtros na Manutenção Agrícola”. A iniciativa realizou melhorias no sistema de cadastro de materiais e serviços  e identificou 41 problemas e 43 ações a serem implantadas, que trouxeram excelentes resultados para o processo, como redução de 24% no custo anual com os filtros no escopo do projeto.

O líder do projeto, Sidney Roberto Ferreira, Gerente de Operações Administrativas e Patrimoniais, destaca vários pontos positivos da ferramenta. “O Kaizen envolve e integra os colaboradores na busca da melhoria profissional e pessoal. É um projeto permanente e com evolução contínua. E tem sido muito bem aceito por profissionais de todas as áreas, que entenderam que a ferramenta traz benefícios para o ambiente de trabalho, explica Ferreira.

Kaizen na Santa Cruz

No dia 10 de novembro, foram apresentados na Santa Cruz os resultados da implantação do Kaizen de Amplitude na unidade.  A ferramenta mapeou oportunidades de melhorias, com o objetivo de aumentar a eficiênciados processos agroindustriais focando na redução de desperdícios e perdas.

Nesta primeira etapa na Santa Cruz, durante quatro semanas, a equipe do programa realizou o levantamento de pontos de melhoria em todos os processos da unidade. Foram identificados 22 projetos Kaizen a serem implantados na usina.  Vale destacar que a maioria dessas melhorias pode ser promovida utilizando apenas recursos internos. O primeiro projeto definido para ser executado na Santa Cruz tem como título “Redução do Tempo Aguardando Eletricista”, e será implantado na área Agrícola.

Representantes da diretoria e das gerências de todas as unidades da companhia, que estavam presentes no evento, também puderam conhecer a sala de Guerra, local onde acontece o trabalho de mapeamento de fluxo de valor.

Kaizen chega a Boa Vista

A próxima unidade a iniciar o Kaizen de Amplitude será a Boa Vista. Nas próximas semanas, a equipe da usina mapeará todos os processos da unidade em busca de oportunidades de melhoria.

 

 

 

Deixe o seu comentário

*