São Martinho inaugura meliponários nas quatro unidades da Companhia

A São Martinho celebrou o Dia Mundial das Abelhas (20/05) com uma ação que contribui para a proteção e fomento da biodiversidade. Em parceria com a Syngenta, inaugurou durante o mês de maio um meliponário em cada unidade da nossa Companhia. Os meliponários são espaços que prestam um serviço ambiental à sociedade, pois são destinados ao repovoamento de espécies de abelhas. As instalações estão localizadas ao lado do CEA – Centro de Educação Ambiental das unidades São Martinho, Santa Cruz e Boa Vista, e na área do Paramirim na unidade Iracema.

Pioneira em aderir ao Projeto Coexistência, iniciativa da Syngenta em parceria com a GeoApis, a São Martinho já implementou os serviços de monitoramento para os apicultores em cerca de 250.000 hectares de áreas sob sua administração. Agora, a Companhia amplia o nosso compromisso com a conservação ambiental, instalando também espaços dedicados às colmeias.

André Tebaldi, Assessor de Meio Ambiente da São Martinho, explica que o projeto é voltado para a promoção e fortalecimento da biodiversidade, fomentando o incremento de espécies nativas. “Nessa etapa do projeto estamos implementando 32 colmeias, distribuídas nos quatro meliponários e com nove espécies de abelhas nativas, sem ferrão, com destaque para Jataí, Iraí e Mandaçaia. Esses equipamentos proporcionam maior biodiversidade através do aumento da população de abelhas nativas (indígenas), além do serviço ecossistêmico regulatório que é a polinização, contribuindo para a estabilidade da flora no local”, pontua Tebaldi.

Vale destacar que os polinizadores desempenham um papel importante na produção de alimentos. Eles estão presentes em 87 das principais culturas alimentares e em 35% das terras agrícolas em todo o mundo. Com essas iniciativas, o Projeto Abelhas da São Martinho visa garantir um ambiente propício para a preservação desses polinizadores, contribuindo também com a segurança alimentar. Outro ponto de destaque é o fomento à presença de polinizadores nativos, reconhecendo sua relevância na manutenção dos serviços ecossistêmicos e na promoção da diversidade biológica.

Para Bruno Ananias, Gerente de Sustentabilidade na Syngenta, a implementação dos meliponários em unidades da São Martinho reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade e demonstra que é possível e essencial conciliar a produção agrícola com a gestão ambiental e o cuidado com os polinizadores.

A iniciativa reforça as prioridades de sustentabilidade da nossa Companhia. Ao preservar e fomentar a presença de polinizadores nativos, contribuímos também para o aumento da produtividade agrícola de forma sustentável e com menor impacto, além de apoiar a regeneração do solo e da natureza pela manutenção da biodiversidade local.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Comentários (1)

 

  1. José Valdir dos Reis Ramos disse:

    Gênero Apis (no Brasil temos praticamente as africanizadas) são agressivas e “Apis” não são nativas; porém, são mais eficientes na polinização e produção. É interessante estudar a possibilidade de cadastrar pessoas interessadas em inserir colmeias “Apis” em regiões reflorestadas, desde que atenda às distâncias de segurança, haja água limpa para uso das abelhas e florada suficiente para o número de colmeias.

    PARABÉNS PELA INICIATIVA. EXCELENTE IDÉIA.

Deixe o seu comentário

*