![São Martinho promove inclusão social](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/materia_01_recursos_humanos_interna_blog_715x315px1.jpg)
Recursos Humanos
Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o SENAI e as prefeituras de Guariba e Pradópolis, a Usina São Martinho promove, desde fevereiro, cursos de capacitação profissional para pessoas com deficiência (PCD).
A unidade é pioneira na implantação de projetos sociais e cumprimento da lei de cotas, que determina a empresas com mais de mil funcionários que tenham 5% de seu quadro com pessoas com deficiência.
Com o objetivo de preparar os participantes para o trabalho na usina, contribuindo para a inclusão social e para a formação de cidadãos economicamente ativos, todos são qualificados profissionalmente pelo SENAI por meio de treinamento específico com professores especializados e acompanhamento de equipe multiprofissional.
Os cursos têm carga de 800 horas e duração de, aproximadamente, um ano, com conteúdo teórico e prático, além de aulas extras para nivelamento escolar. Em Guariba, 31 alunos participam das aulas para a formação de Assistente Administrativo. Já em Pradópolis, as aulas começarão no dia 06 de maio e contam com 27 alunos que serão capacitados para a função de Almoxarife.
Durante o projeto, os inscritos são contratados como Aprendizes da Usina São Martinho, e receberão salário durante o período de treinamento, regido pela Lei Federal de Aprendizagem. A expectativa da São Martinho é capacitar os participantes a atuar de forma ativa em suas futuras funções profissionais.
“Oferecemos a capacitação com o objetivo de promover inclusão social e economicamente ativa, formando profissionais. Por isso, os participantes passarão por acompanhamento e avaliações do desempenho, controle de frequência e terão que cumprir os requisitos da Lei de Aprendizagem. Ao final do curso, eles receberão um certificado de qualificação profissional. Dessa forma, quando chegar à hora da usina recebê-los, eles poderão atuar com a maior autonomia possível em suas funções”, destaca Sílvia Cuaglio, consultora de Recursos Humanos da São Martinho.
Quero parabenizar a São Martinho pela iniciativa. Atitudes como estas me da mais orgulho de fazer parte desta empresa.