![Usina Santa Cruz simula incêndio para treinar brigadistas](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/01/segurança.jpg)
Usina Santa Cruz simula incêndio para treinar brigadistas
O alarme de acionamento da Brigada de Emergência dispara e é ouvido em todas as dependências das áreas industrial e administrativa da Usina Santa Cruz. O motivo, um suposto incêndio na área da Caldeira 2 da unidade. Imediatamente os brigadistas se deslocam para o local da ocorrência. Felizmente não era um fato real, apenas um simulado de emergência. Leia mais.
Situações como essa acontecem periodicamente nas unidades da São Martinho. São ações que visam treinar profissionais e colaboradores para atendimento em situações de risco. No dia 12 de dezembro, cerca de 630 pessoas foram mobilizadas para uma simulação de combate a incêndio, realizado nas plantas industrial e administrativa da Usina Santa Cruz. A atividade foi coordenada pelo PAE – Plano de Ação de Emergências da usina.
A atividade teve início às 14h30 com a simulação de uma concentração de fumaça em toda a área da Caldeira 2 da Usina Santa Cruz. Os brigadistas da unidade chegaram ao local do incêndio e promoveram o protocolo de emergência e abandono de área, realizado em 10 minutos.
O cenário encontrado no local pelos brigadistas da Santa Cruz era o de uma explosão de caldeira, seguido de incêndio no ambiente e com a presença de duas vítimas, uma delas soterrada por escombros da explosão. A simulação contou com a participação de 120 brigadistas, que atuaram diretamente nas atividades de evacuação de área, combate do incêndio, resgate e primeiros socorros, com a interação de 460 colaboradores, que trabalham nas áreas. Além desses, mais 50 prestadores de serviços que estavam na unidade no dia do simulado participaram do processo de evacuação de área.
De acordo com o coordenador do Plano de Ação de Emergências da unidade e técnico de Segurança, José Ricardo Simieli, o simulado superou todas as expectativas, principalmente pela sinergia demonstrada nas ações em conjunto de toda equipe de SSO e das Brigadas de Emergência.
“A Brigada Industrial atuou diretamente no combate ao incêndio e prestação de primeiros socorros, enquanto a Brigada da CMA trabalhou na evacuação de área. Parabenizamos todos os brigadistas envolvidos e todos os membros de SSO pela dedicação e demonstração do verdadeiro trabalho em equipe”, afirma Simieli.