
Nos dias 1° e 2 de dezembro de 2022, a área de Manutenção Industrial da Usina São Martinho, em parceria com a área de Saúde e Segurança, promoveu treinamentos sobre movimentação de carga com dispositivos manuais para cerca de 200 colaboradores da Indústria, entre eles mecânicos, eletricistas, instrumentistas, operadores mantenedores, caldeireiros e soldadores.
A iniciativa prepara nossos colaboradores, durante as atividades de manutenção promovidas na entressafra, para realizarem as melhores e mais seguras práticas, com foco no Acidente Zero. E vai além, mostra para todos nós a importância da padronização dos procedimentos, da educação e conscientização e do trabalho em equipe e parceria, fundamentais para construirmos ambientes mais seguros.
Todo o conteúdo apresentado durante os treinamentos, que visaram a atualizar e padronizar conceitos para o trabalho com dispositivos de amarração e movimentação de carga, equipamentos manuais de içamento, entre outros, foi pesquisado e desenvolvido pelos nossos profissionais da Manutenção Industrial e de Saúde e Segurança Operacional (SSO).
Tudo acontece de maneira colaborativa, até a formalização do documento final com as instruções de trabalho. “Um colaborador da manutenção é responsável por elaborar a versão inicial, pesquisando as melhores e mais seguras práticas para o tema da instrução de trabalho. Com a versão inicial finalizada, ela passa pela avaliação da gestão e dos engenheiros da Manutenção Industrial. Na sequência, um grupo multidisciplinar de colaboradores da indústria é convidado a dar sugestões. Com todas as correções e modificações sugeridas, a instrução de trabalho segue seu processo formal de entrada no sistema de controle documental da São Martinho”, detalha Matheus Moretto, da área de Manutenção Industrial.
Assim, com disciplina, educação e muito planejamento, a área de Manutenção Industrial da nossa Usina São Martinho trabalha para conquistar o Acidente Zero. Parabéns a todos!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.