A busca por aprimoramento das práticas, processos e resultados motivou a área Agrícola da Usina São Martinho a realizar um curso sobre Maturação e Maturadores, ministrado pelo pesquisador e professor Dr. Carlos Azania, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC/APTA), no dia 22 de junho.
O curso contou com a participação de 18 colaboradores das áreas de Qualidade Agrícola, Plantio, MPB e Cana de Terceiros. As informações apresentadas trouxeram conceitos fisiológicos em relação à maturação da cultura da cana-de-açúcar, mostrando como agem os principais maturadores, destacando seus resultados e modelos para definir e mensurar ganhos obtidos. O objetivo é aprimorar o manejo técnico, respeitando a fisiologia da planta.
A maturação da cana-de-açúcar é a fase do processo fisiológico da cultura na qual ocorre acúmulo de sacarose na planta. Já os maturadores são produtos aplicados e que induzem a planta à maturação, aumentando o acúmulo de sacarose. Com isso, há o crescimento do principal indicador agrícola (tonelada de sacarose por hectare).
Vale ressaltar a importância do aprimoramento das práticas agrícolas no uso de maturadores, pois o clima tem grande interferência na ação desses produtos. O acesso às informações e pesquisas recentes apresentadas pelo palestrante Carlos Azania contribuiu para aumentar o conhecimento em busca de melhores resultados.