Usina São Martinho promove vacinação contra Febre Amarela

A Usina São Martinho realizou, no início de fevereiro, uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela. O objetivo da ação foi atender os casos prioritários. Receberam as vacinas aqueles colaboradores que trabalham no campo. E também aqueles que tiveram suas carteiras de vacinação avaliadas sendo identificada a necessidade de receber a dose.

O SESMT da unidade promoveu a ação em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Pradópolis, que montou um posto de vacinação no Ambulatório Médico da São Martinho durante três dias. A campanha foi realizada na unidade porque ela está localizada em uma região considerada endêmica pelos órgãos oficiais de saúde.

Foram vacinados 197 colaboradores de 14 equipes que atuam na lavoura, além de 80 colaboradores das áreas Administrativa, Indústria, Central de Manutenção Agrícola, Centro de Operações Agrícolas e Central de Abastecimento, Lubrificação e Pneus.  “A vacina só foi aplicada nos casos de necessidade, após avaliação da carteira de vacinação”, explica Luiz Carlos da Silva, enfermeiro da São Martinho.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença tem grande importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível. O foco é vacinar principalmente indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente. Mais informações no portal do Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br/10771-vacinacao-febre-amarela

Atenção: a campanha continua! O SESMT da unidade São Martinho ainda está recebendo carteirinhas de vacinação para conferência. Aproveite e previna-se.

 

Deixe o seu comentário

*