Workshop CEPENFITO (Centro de Pesquisa em Engenharia – Fitossanidade em Cana-de-Açúcar)

A Usina São Martinho sediou em março, na Prainha, a primeira edição do Workshop de Projetos do Centro de Pesquisa em Engenharia – Fitossanidade em Cana-de-Açúcar (CEPENFITO). Iniciativa pioneira de pesquisa em engenharia, idealizado pela FAPESP e São Martinho, em parceria com a UNESP de Jaboticabal, o CEPENFITO apoia a realização de pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis em sistemas agrícolas.

O Workshop de Projetos CEPENFITO refere-se a um encontro técnico-científico exclusivo para os membros do Centro e reservado para convidados, no qual foi apresentada e discutida a evolução das pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas áreas de entomologia e fitopatologia em cana-de-açúcar.

Cerca de 80 participantes estiveram presentes no Workshop, sendo 60 pesquisadores de universidades como UNESP de Jaboticabal e Sorocaba, UFSCar, USP/Esalq e IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que fazem parte do CEPENFITO, profissionais da COPLANA, parceira que representa a cadeia produtiva, e da São Martinho, financiadora dos projetos de pesquisa.

O Workshop foi dividido em dois períodos. Durante a manhã, aconteceu o pitch dos 27 projetos em andamento desenvolvidos pelos pesquisadores do CEPENFITO. E no período da tarde, após o almoço, realizado na Prainha, os participantes puderam trocar experiências e discutir sobre os desafios e as oportunidades do presente, para uma visão de futuro do Centro.

O diretor do CEPENFITO, Odair Aparecido Fernandes, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal UNESP, responsável pela coordenação do Workshop, explicou que o encontro foi fundamental para apresentar os trabalhos realizados pelo Centro até o momento. Ele ainda ressaltou a importância do apoio da São Martinho e da FAPESP para que o CEPENFITO realize a sua missão, que é “ser um ambiente voltado ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador para o agronegócio, a partir de pesquisas que versem pela excelência, interdisciplinaridade e integração com a formação de capital intelectual e a extensão tecnológica, de forma transparente, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável”.

Sempre apoiando boas ideias

Walter Maccheroni Junior, assessor de Tecnologia e Inovação da São Martinho, vice-diretor Executivo do CEPENFITO, explica que o Centro de Pesquisa foca em estratégias de controle de pragas e doenças da cana por meio do controle biológico e comportamental, práticas que estão no DNA inovador da São Martinho. “Apoiando estas pesquisas de ponta do Centro, podemos fomentar e direcionar soluções que trazem benefícios para a proteção de nossas lavouras e melhoria da nossa matéria-prima, a cana-de-açúcar, contribuindo para a evolução do nosso negócio e também para todo o agro”, explica Maccheroni.

Na abertura do Workshop, o diretor Agrícola e de Tecnologia da São Martinho e também grande patrocinador do CEPENFITO, Luís Gustavo Teixeira, destacou que o Jeito de Ser São Martinho busca constantemente valorizar as pessoas e aperfeiçoar processos, na busca pela excelência e resultado do negócio. “O CEPENFITO nos possibilita oportunidades de estar perto das principais universidades das ciências agrárias mundiais, contato ágil com boas ideias e ferramentas, proximidade com pessoas muito capacitadas, em um ambiente tecnológico, assim, contribuindo para importantes avanços da nossa Companhia, e isso é um diferencial de competitividade importante, poder usufruir antes do mercado das pesquisas de ponta realizadas, além de direcioná-las para as questões que mais fazem sentido para nossa realidade. E, assim, investindo em tecnologia e inovação, de forma colaborativa, buscamos a evolução para o nosso negócio, fomentando o nosso ecossistema”, conclui Teixeira.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*