Vivo Empresas é a nova parceira da São Martinho no projeto 5G

A Vivo foi a operadora selecionada para integrar o projeto de 5G, iniciativa pioneira no setor anunciada no final do ano passado pela São Martinho em conjunto com a Ericsson. Essa parceria permitirá acelerar nossa transformação digital, criando soluções para os importantes desafios de conectividade da Companhia.

São Martinho e Ericsson firmaram o primeiro acordo do país para o desenvolvimento conjunto de inovações tecnológicas para o agronegócio, seguindo os padrões abertos de conectividade 4G e 5G a partir das frequências de 700MHz e 3.500MHz. Com a entrada da Vivo, mais um fundamental salto foi dado.

“Estamos muito felizes de poder contar com a participação da Vivo Empresas para nos apoiar no desenvolvimento de soluções que aumentem a eficiência dos processos agroindustriais, com a digitalização de todas as operações da Usina São Martinho e, posteriormente, em nossas outras unidades”, afirma Agenor Pavan, Diretor Vice-Presidente e Superintendente Agroindustrial da Companhia. Pavan ainda destaca que “a adesão da Vivo contribui para integrações mais ágeis e flexíveis entre empresas e desenvolvedores do agronegócio”.

  

Maior eficiência em processos de alta velocidade

O uso da tecnologia 5G irá aumentar a eficiência da Companhia em processos que requerem alta velocidade de transferência de dados e baixíssima latência (tempo de resposta), permitindo a utilização de veículos autônomos, como tratores e caminhões, drones para controle inteligente de pragas e plantas daninhas, identificação e localização de incêndios em suas áreas agrícolas, automação de processos industriais, dentre outras atividades que necessitam de processamento de dados e imagens em alta velocidade.

Como resultado da jornada de cocriação, acelerada com a chegada da Vivo, foram elencadas 24 aplicações a serem desenvolvidas para a agroindústria sucroenergética com a tecnologia 5G (tais como como wearables, sensoriamento, veículos e robôs conectados, etc.), especialmente pensadas para impulsionar o setor.

A primeira delas – que acaba de ser testada na Usina São Martinho – permitiu conectar um drone para o mapeamento de alta precisão das áreas de cultivo de cana para detecção de falhas nas linhas de plantio, plantas daninhas e pragas. Com apoio da fabricante de drones brasileira XMobots, foi possível desenvolver um projeto piloto para um caso real, em que o drone conectado ao 5G permitiu a transmissão de vídeo e controle em tempo real de todas as atividades de captura de imagens, impactando diretamente em ganho de eficiência. 

São resultados do trabalho conjunto iniciado em novembro do ano passado que já podem ser percebidos e devem aumentar a eficiência agrícola e industrial alavancada pelo 5G, abrindo possibilidades futuras para diversas outras soluções em nossa Companhia!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Comentários (1)

 

  1. Rodrigo Gomes Cirino disse:

    É o nosso jeito de ser São Martinho

Deixe o seu comentário

*