Workshop capacitou colaboradores da Indústria para a Gestão e Análise de Riscos

Uma nova rotina de segurança está em prática em todas as áreas industriais de nossas unidades desde novembro de 2022. Um grupo de colaboradores de cada usina foi capacitado no primeiro Workshop de Análise de Riscos em ATC, ATE & PET para realizar a gestão de atividades de trabalho crítico, especial e em espaço confinado.

O workshop teve como base os novos formulários de ATC (Autorização para Trabalho Crítico); ATE (Autorização para Trabalho Especial); PET (Permissão para Entrada de Trabalho em Espaço Confinado) e Cartão de Bloqueio de Energia. São todos os trabalhos considerados críticos por conta da gestão dos controles e análises de riscos. No workshop também foram promovidas dinâmicas de grupo, avaliações de conhecimento divididas por tema e atividades práticas.

No total, 13 turmas em todas as nossas unidades passaram pelos treinamentos entre os meses de maio e junho. O público que participou dessa capacitação foi composto por gerentes, gestores, suporte técnico, liderança e demais posições envolvidas nas participações de análise de riscos. “O objetivo é preparar nossos colaboradores para que possam realizar uma análise de risco mais aprimorada e consistente, ganhando autonomia na hora de autorizar os serviços dentro do próprio processo, sem depender da área de Segurança”, explica Alexandre Vieira, gerente de SSO.

Vieira informa que os nossos colaboradores treinados para solicitar e aprovar uma liberação de trabalho de risco estão identificados com adesivos em seus capacetes, de forma a facilitar a identificação dos profissionais aptos a realizarem essa gestão de risco nos processos industriais.

Ele destaca ainda os benefícios trazidos por essa nova rotina de segurança. “Essa prática desenvolve ainda mais a percepção de risco dos nossos colaboradores, trará maior agilidade aos processos de liberação de trabalhos, capacitando nossa liderança para conduzir essas atividades, sempre se baseando em medidas rígidas de controle em suas áreas de responsabilidade, garantindo que os serviços sejam feitos com qualidade e maior segurança”, conclui Vieira.

O próximo passo é capacitar os colaboradores das áreas Agrícolas de todas as unidades da nossa Companhia já a partir de janeiro de 2023. Essa é a nossa São Martinho investindo cada vez mais no Nosso Jeito Seguro de Ser!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*