![Inauguração do Terminal Rodoferroviário da Usina São Martinho](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/06/materia1_interna1.jpg)
GESTÃO ESTRATÉGICA
No dia 29 de maio, a Usina São Martinho inaugurou seu novo Terminal Rodoferroviário, que transforma a unidade em um moderno centro captador de açúcar via modal ferroviário. A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas, setoriais e empresariais, além de toda diretoria e conselho de administração do Grupo.
Na abertura do evento, o presidente da companhia, Fábio Venturelli e o presidente do Conselho de Administração do Grupo São Martinho, Luiz Ometto, discursaram sobre a importância do novo terminal para o Grupo São Martinho. Já o vice prefeito de Pradópolis, Avani Lima Ramos, representante do prefeito da cidade, ressaltou os benefícios para toda a região.
Após a cerimônia, e o descerramento da placa, os presentes foram convidados para assistirem ao carregamento simbólico de açúcar em um vagão.
Com investimentos de R$ 30 milhões, o novo terminal é fruto da parceria entre o Grupo São Martinho e a Rumo Logística, que será responsável em trazer o açúcar de usinas, num raio de até 200 quilômetros, para estocagem e transbordo. O complexo logístico tem capacidade para transbordar por via ferroviária mais de 2 milhões de toneladas de açúcar por ano com destino ao Porto de Santos para exportação.
Os investimentos da São Martinho na ampliação foram voltados exclusivamente para o açúcar e contemplaram a construção de um armazém com capacidade instalada para 60 mil toneladas. A partir de agora, a capacidade de estocagem de açúcar na unidade passa a aproximadamente 300 mil toneladas, levando em consideração os dois armazéns já existentes com capacidade de 120 mil toneladas cada.
Além disso, a unidade também construiu um túnel que foi modernizado e ampliou o traçado interno da linha férrea, ganhando agilidade ao permitir que as composições de trem entrem no terminal e saiam dele por acessos distintos (pêra ferroviária), o que não acontecia antes.
Parceria
Em 2010, o terminal fez o transbordo de 750 mil toneladas de açúcar por este modal. No ano passado, já operado em conjunto com a Rumo, expediu por trilhos 1,1 milhão de toneladas de açúcar. Com a ampliação, a expectativa é fazer já em 2012 a captação e transbordo de 2 milhões de toneladas, o que representa cerca de 57 mil viagens de caminhão a menos da região para Santos. A São Martinho é responsável pela gestão da recepção, armazenagem e transbordo do açúcar e a Rumo por garantir seu transporte até o porto de Santos por via ferroviária.